Coordenador : Maura Ventura Chinelli
Ano: 2021
Publico Alvo : O público-alvo e o número de pessoas atendidas é amplo e indefinido. As redes sociais podem atingir pessoas de todas as idades, escolaridades e condições socioeconômicas, em qualquer lugar do mundo. Assumimos, no entanto, o compromisso de levar a proposta a escolas das redes públicas com as quais interagimos, o que significa um público inicial de, aproximadamente, 400 jovens.
Local de atuação: SSE
Resumo
Vem se consolidando em todo o mundo um preocupante movimento anticiência, destacando-se, entre as razões apontadas para o fenômeno, a inconsistência dos conhecimentos gerais sobre a natureza da ciência e sobre os impactos da produção científica sobre a vida e no ambiente (GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A., 2005). Esse acesso diferenciado ao conhecimento científico tem sido causador de diferentes formas de exclusão social, de modo que é preciso contribuir para que a população se aproprie de elementos a partir dos quais possa reagir à manipulação política e mercadológica que derivam desse desconhecimento. Esse projeto tem o objetivo de abrir um canal de comunicação com o público a fim de divulgar conhecimentos científicos e dar a conhecer a natureza da ciência, com ênfase no conhecimento químico. A proposta fundamenta-se no paradigma da complexidade (MORIN, 2002, 2003, 2005, 2010, 2015) e em numerosos estudos acerca de como e porque fazer divulgação científica. O que se pretende é fazer uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, sobretudo das redes sociais, para estabelecer diálogo com o público a respeito de temáticas científicas de amplo interesse. Esses materiais serão elaborados e selecionados por estudantes da Licenciatura em Química, que serão solicitados a utilizar diferentes formas de arte, especialmente as visuais e literárias, na comunicação de saberes e ideais subjacentes aos temas selecionados. Em complemento, manifestações pessoais sobre esses temas, em forma de arte, serão estimuladas entre os seguidores dos canais, as quais serão apropriadas como material de pesquisa acerca da Química no imaginário popular.