Coordenador : Isabel Cristina Ribeiro Regazzi
Ano: 2021
Publico Alvo : alunos regularmente matriculados na disciplina optativa de racionalidades ou frequentadores voluntários
Local de atuação: REN
Resumo
As CONTRIBUIÇÕES DAS PRATICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PIC) PARA A VIDA ACADÊMICA EM TEMPO DE COVID-19: POSSIBILIDADES COM MIDIAS DIGITAIS é a proposta deste projeto vinculado ao ensino da disciplina Racionalidades Médicas no Contexto da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e o Impacto na qualidade de vida e bem estar da população. Objetivamos contextualizar a vida acadêmica face ao isolamento social do graduando de enfermagem com praticas integrativas e complementares através das mídias digitais. O método será baseado na pesquisa-ação onde o aluno desenvolverá habilidades e competências durante o aprendizado com o conteúdo e sua vivencia experimental em ambiente virtual. A coleta de dados será através do diário etnográfico, formulário de avaliação do sofrimento mental nos últimos 30 dias (SRQ-20), rodas de conversa e grupo de reflexão com os docentes do projeto. Os resultados serão analisados pelo programa Iramutec de modo a identificar os significados deste aprendizado no contexto da pandemia de COVID-19 através das midias digitais e a experimentação das PICs pelos graduandos. A busca textual em bases de dados sobre os temas das PICS para elaboração das postagens no instagram da disciplina @consultapics.uff como preparatório para o atendimento de teleenfermagem no consultório de enfermagem com os docentes responsáveis opotuniza aos alunos a incubadora e observatório de praticas em saúde.