Coordenador : Adriano de Oliveira Caminha
Ano: 2021
Publico Alvo : Crianças autistas entre 4 e 15 anos de idade.
Local de atuação: VFI
Resumo
O objetivo desta proposta é implementar um Módulo de Inteligência Artificial com Machine Learning para aprimorar o Sistema de Análise de Aprendizagem, que gera relatórios cientifico estatísticos a partir desses dados captados das sessões de jogos no LADACA e também dados captados dos dispositivos móveis com jogos educacionais ADACA, para possibilitar a realização de estudos e análises sobre o desenvolvimento e possível aprendizagem das crianças com autismo. Os transtornos do espectro do autismo consistem em um distúrbio que engloba comprometimento nas áreas relacionadas à comunicação, à interação e às ações simbólicas. Além disso, compromete o comportamento geral e o desenvolvimento neuropsicológico do portador. Sendo a linguagem um importante processo que é afetado neste contexto, o projeto de extensão Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (ADACA) que está sendo realizado na UFF, no Campus Aterrado em Volta Redonda, desenvolve ferramentas computacionais com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da criança com autismo, através de atividades complementares no ensino de matemática, português e música, contribuindo para a inclusão digital dessas crianças. Até o presente momento, foram desenvolvidos jogos educativos que geram dados de uso para testes e análises que são usados pelas crianças autistas no LADACA, como também jogos e aplicativos para dispositivos móveis, para que sejam usados onde a criança estiver. O LADACA possui três ambientes: um lúdico, um computacional (máquinas com jogos educacionais que registram dados de uso) e um de gerenciamento, onde um servidor recebe todos os dados de uso dos jogos (tempo, caminho do mouse, erros, etc).