Coordenador : Nazareth Salutto
Ano: 2021
Publico Alvo : Serão abertas número considerável de vagas para licenciandas/os da UFF, professoras/res e demais profissionais da Educação Infantil, dentre outros atores sociais (tais como famílias, gestores públicos, dentre outros) envolvidos com as ações vinculadas ao Programa.
Local de atuação: SSE
Resumo
O Programa Educação infantil: infância, formação e sociedade, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância, Bebês e Crianças/GERAR, reúne ações – cursos, projetos, eventos acadêmicos – desenvolvidos em parceria com profissionais da Educação Infantil, famílias, e outros sujeitos sociais, tendo como centralidade as discussões sobre infância, formação e sociedade. Considerando singularidades do trabalho da Educação Infantil, primeira etapa da educação básica (BRASIL, 1996), as ações do Programa visam construir estratégias de observação, escuta, documentação, comunicação dos processos relacionais que se desenrolam nas interações e práticas no cotidiano da Educação Infantil em particular e da sociedade de modo mais abrangente (contextos familiares e outros), em que participam crianças, desde bebês. A fundamentação teórico-metodológica se constitui na articulação entre campos como Educação, Psicanálise, Antropologia Cultural, compreendendo que o debate interdisciplinar permite problematizar, sob diferentes lentes, concepções sobre os bebês e as crianças, seu (não) lugar e papel na construção de agendas que o tomem como pessoa, não apenas na esfera privado ou doméstico, mas na estrutura e debate social mais ampliado