Coordenador : Érika Elizabeth Vieira Frazão
Ano: 2021
Publico Alvo : Professores e estudantes da rede superior e básica de ensino, bibliotecas, museus, livrarias, escritores, clubes de leituras
Local de atuação: SSE
Resumo
O projeto Literatura, infância e formação, vinculado à Faculdade de Educação, surge da necessidade de ampliar as práticas de leitura literária na universidade e, principalmente, entre aqueles que se dedicam a promovê-la nos espaços da UFF. O seu público-alvo é heterogêneo, constituindo-se de professores e estudantes da educação básica e superior, mediadores de leitura, bibliotecários, comunidade externa à UFF em geral. O projeto realizará ações internas e externas à universidade, comportando reuniões quinzenais de planejamento e de estudo teórico com a equipe executora e rodas de conversa, também quinzenais, com profissionais de diferentes áreas visando o fortalecimento das trocas interdisciplinares, enriquecendo, assim, a experiência formativa de todos. Além da experiência literária através da leitura individual, a ação trabalhará a percepção das leituras propostas sob outros aspectos e lugares de atuação de seus participantes, enquanto educadores, mediadores e curadores do patrimônio intelectual e cultural presente nas obras. Tal exercício enfoca o leitor em seus diferentes lugares sociais e profissionais, relaciona e reflete suas intencionalidades e construções de sentidos para as leituras que realiza e propõe coletivamente, e as respostas recebidas pelas diversas infâncias com quem trabalha. Da mesma forma, pensar os espaços públicos destinados à promoção da leitura e ao colecionismo literário se faz importante porque seus acervos são construídos sobre a mesma base de valores estéticos e culturais que qualificam e estratificam a literatura e seus autores. E seus serviços manifestam a relação entre acesso ao patrimônio cultural e cidadania presentes em nossa sociedade.