Coordenador : Luciana Esmeralda Ostetto
Ano: 2021
Publico Alvo : Professores da Educação Básica, Estudantes de Pós-graduação em Educação, Arte e áreas afins, Estudantes de Licenciatura (especialmente de Pedagogia), Pesquisadores e demais interessados.
Local de atuação: SSE
Resumo
O projeto tem por objetivo oportunizar diálogos sobre arte, cultura e formação docente por meio de encontros sustentados pelos princípios ético-estéticos que regem legalmente a formação de professores. Com a centralidade nas dimensões experienciais artístico-culturais, pretende-se fertilizar espaços formativos promovendo a abertura de janelas virtuais para questões da contemporaneidade, atravessadas pela produção cultural e artística de diferentes matrizes. Como dissera a filósofa Martha Nussbaum, a arte é imprescindível para as democracias, por possibilitar visões ampliadas do mundo e flexibilidade do pensamento. Assim, considerar a dimensão estética na educação e, em particular, na formação docente, não é apenas ampliar conhecimentos artístico-culturais, mas cultivar valores escorados na ética do encontro com o outro, no respeito e na valorização das diferenças, contribuindo para uma sociedade gentil e plural, inclusiva e democrática. A escola e as instituições de educação infantil são centros privilegiados de ancoragem e difusão de tais valores, por isso a essencialidade de se trabalhar na qualificação docente dentro de tal perspectiva. Todavia, no contexto pandêmico, as oportunidades de encontros e trocas ficaram limitadas, e por isso foi preciso buscar e criar possibilidades por outras vias. Vem desta busca e contexto o título do projeto – Pelas janelas virtuais: arte, cultura e formação docente – que será desenvolvido por meio da realização de encontros com professores e público em geral, como ciclo de debates, seminário, oficinas e matérias veiculadas no site e nas redes sociais do Grupo de pesquisa FIAR.