Coordenador : Paulo Roberto Mattos da Silva
Ano: 2021
Publico Alvo : O projeto tem como público-alvo: a) Alunos do Curso de Graduação em Psicologia e de áreas afins, da Universidade Federal Fluminense assim como das instituições de ensino que se localizam na cidade de Niterói. b) Universitários que se interessam em discutir as temáticas propostas; c) As equipes de saúde interessadas, assim como profissionais da área de saúde das mais diversas instituições que compõem a rede de saúde de Niterói; d) Pesquisadores do Grupo de Pesquisa CONFINS: lugar de trabalho clínico e de pesquisa em psicanálise e psicopatologia fundamental; e) Estagiários de nível I, II, III e IV; f) Discentes da disciplina: Introdução à Psicologia Clínica - disciplina lecionada pelo coordenador do projeto.
Local de atuação: GSI
Resumo
Este projeto encontra-se articulado com a disciplina Introdução à Psicologia Clínica e com o projeto de estágio específico I, II, III e IV com o Grupo de Pesquisa CONFINS. Este foge às propostas usuais de apresentação e discussão de filmes, pois procura escapar da mera aplicação de um saber acabado sobre os elementos presentes no contexto cinematográfico. Desde 1996, a utilização de obras cinematográficas e literárias é prática utilizada pelo grupo, apresentando resultados significativos para formação profissional, principalmente, mas não exclusivamente, na área da psicologia. Seu raio de ação atinge várias disciplinas vinculadas ao campo da saúde ao discutir dimensões críticas da experiência humana. Por essa via, pretende-se colocar em evidência elementos significativos que possam escapar de interpretações apriorísticas advindas de qualquer campo de saber. Pelo contrário, busca-se utilizar dos elementos cinematográficos para interpelar a Psicanálise e demais saberes constituídos. Abre-se, com isso, um canal de trocas multidisciplinares, que consiste em possibilitar que diversas disciplinas se debrucem sobre temas humanos, fomentando a criação de perspectivas transdisciplinares, capazes de gerar práticas produtivas, tanto na esfera dos cuidados na área da saúde, quanto no contexto da aprendizagem de habilidades específicas.