Coordenador : Dayala Paiva de Medeiros Vargens
Ano: 2021
Publico Alvo : Em 2021, o Programa de Alfabetização e leitura seguirá ampliando e diversificando o seu público-alvo. Tradicionalmente voltado para a alfabetização, leitura e letramento em língua portuguesa, o Programa objetiva abarcar atividades em línguas adicionais/ estrangeiras e também em diferentes linguagens. Entende-se que uma proposta plurilíngue e multiletrada favorecerá a ampliação e diversificação do público participante e do nosso acervo bibliográfico. Por meio da colaboração de parcerias institucionais, como a Secretaria Municipal de educação de Itaboraí e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, entre outros, espera-se atingir um público heterogêneo: profissionais da Educação e de áreas afins; estudantes de graduação e pós-graduação de Educação, de Letras e áreas afins.
Local de atuação: SSE
Resumo
O Programa, atuante desde 1991, seguirá investindo na ampliação de seu público, voltando-se mais especificamente para professores que atuam no âmbito da alfabetização e ensino de leitura e também para docentes de línguas adicionais da educação básica Para a implementação de novas ações, contaremos com parcerias externas, tal como a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Itaboraí, dentre outras parcerias internas. Esperamos investir nossas ações relativas ao incentivo à alfabetização e à leitura nas escolas parceiras, fortalecendo o diálogo indispensável para um processo significativo de formação de educadores linguísticos, mediante a oferta de cursos de formação continuada para professores. Para tanto, a parceria com as redes públicas de ensino é fundamental. Sob uma perspectiva do plurilinguismo e das múltiplas linguagens, objetiva-se reedição de cursos de extensão que tiveram significativa demanda em 2019 e 2020, além da implementação de novas ações como as da Roda de Conversa com Professores. A atividade de empréstimo de livros do acervo do PROALE, temporariamente suspensa, será retomada quando as condições sanitárias possibilitarem o retorno, com segurança, à modalidade presencial. O PROALE seguirá prezando a importância da articulação ensino/pesquisa/extensão, uma vez que agrega diferentes grupos de pesquisa e o seu acervo é utilizado como material de pesquisa no campo da leitura literária e da educação linguística. Objetiva-se ainda ampliar progressivamente a participação dos estudantes no planejamento e na execução das ações.