Coordenador : Helena de Souza Pereira
Ano: 2021
Publico Alvo : Alunos de cursos de licenciatura e professores do ensino básico.
Local de atuação: GCM
Resumo
As contribuições de Paulo Freire para a educação mundial por meio de suas obras e método tornou-se uma referência teórica indispensável principalmente para educadores. O método de alfabetização desenvolvido por ele defende não apenas a leitura da palavra, mas a leitura do mundo e como consequência, o desenvolvimento da consciência crítica. A formação dessa consciência leva as pessoas a questionarem a natureza da sua situação social, que passam a se encarar como sujeitos na construção de uma sociedade democrática. Nesse sentido, a figura de Paulo Freire acabou sendo inserida em confrontos políticos-ideológicos com pretensões de retirá-lo do cenário da educação brasileira. Por esse motivo, torna-se fundamental a divulgação da obra de Paulo Freire contribuindo para a compreensão da importância de sua obra, destacando a educação como forma do homem romper com a condição de espectador ingênuo para críticos perante a realidade do cotidiano. O projeto de extensão possibilita a participação da comunidade externa à Universidade e tem como objetivo proporcionar um espaço aberto e democrático para discussões visando a divulgação do legado de Paulo Freire via discussão de suas obras, vinculando a ação às comemorações de seu centenário em 2021. Os resultados esperados incluem a construção de ambiente de discussão democrática e acolhedora, proporcionando um estímulo a busca de embasamento teórico dos participantes interessados em desenvolver pesquisas relacionadas à educação, além da conscientização da importância do estímulo ao pensamento crítico.