Coordenador : Wanderley Moura Rezende
Ano: 2021
Publico Alvo : O público alvo é constituído predominantemente por professores de matemática, da educação básica, do ensino superior e de licenciandos em matemática.
Local de atuação: GMA
Resumo
O Programa Dá Licença consiste de um conjunto de projetos articulados integrando Ensino-Pesquisa-Extensão voltados para a formação inicial e continuada do professor de matemática e que visam essencialmente: Produção e Intercâmbio de Informação; Integração Ensino/Serviço/Sociedade; Eventos. Fazem parte do núcleo permanente os seguintes projetos: ‘Caderno Dá Licença’; ‘Jornal Dá Licença’ e ‘Eventos em Educação Matemática’. Somam-se a esses, dois novos projetos: Se Jogando na Matemática; HQEM - Histórias em Quadrinhos no Ensino de Matemática - além das seguintes ações: Cineclube de Matemática e Estatística do IME’ discute o ensino de matemática na perspectiva de um novo formato de narrativa; Seminários Ensino de Matemática: Pesquisa e Prática objetiva compartilhar e discutir pesquisas bem-sucedidas no âmbito do ensino de matemática, procurando estimular o estudante a uma futura prática de pesquisa ‘Novas Tecnologias na Formação do Professor’ têm como objetivo dar suporte ao estudante do curso de Matemática com a produção de vídeos/podcasts relacionados à formação do professor de matemática; Modelagem Matemática no Ensino de Matemática tem por objetivo estudar, planejar e desenvolver atividades de modelagem matemática para o ensino básico; Novas tecnologias de ensino desenvolve pesquisas sobre tecnologias de ensino e instrumentos de avaliação com o intuito de oferecer formação e suporte a equipes de professores e alunos de ensino superior em qualquer modalidade: remoto, semipresencial ou presencial; Formando o Professor’ se propõe a constituir um espaço para informação, discussão e reflexão sobre o curso de Licenciatura em Matemática; e o ‘Centro de Memória de Educação Matemática e Biblioteca Dá Licença’.