Prevenção, Avaliação e Tratamento de Feridas no Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF. (Cópia) 20-01-2020 (Cópia) 03-09-2020 (Cópia) 19-02-2021
Enviar um e-mail
Coordenador :
Euzeli da Silva Brandão
Ano:
2021
Publico Alvo :
O Programa possui como público-alvo membros da comunidade externa à UFF (pacientes hospitalizados e em atendimento ambulatorial (pós-alta do Hospital Universitário Antônio Pedro), caracterizando o foco da ação na atenção às demandas sociais. Além disso, a ação contempla a comunidade interna do HUAP/UFF, ou seja, os profissionais de saúde de diferentes áreas, residentes e acadêmicos de enfermagem que irão participar das atividades de ensino (cursos palestras e campanha de prevenção).
Local de atuação:
MFE
Resumo
Trata-se de uma Ação que teve início em 2009 com a implementação da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas conforme DTS nº 29 de 02.07.2009. Esta vem desenvolvendo atividades assistenciais junto aos pacientes do HUAP/UFF (hospitalizados e à nível ambulatorial), e de ensino junto aos profissionais, residentes e acadêmicos da área de saúde que atuam no HUAP/UFF, além da participação de profissionais de saúde de outras instituições de saúde do Estado do Rio de Janeiro. As atividades assistenciais e de ensino visam a prevenção de lesões por pressão, um problema recorrente no cotidiano das instituições de saúde, além do tratamento de feridas complexas/afecções cutâneas. A prevenção de lesões por pressão e o tratamento adequado de feridas complexas/afecções cutâneas de diferentes etiologias, poderão reduzir o tempo de hospitalização, os custos com o tratamento e o sofrimento do paciente/família. As atividades educativas (cursos, palestras, campanhas de prevenção de lesões por pressão e eventos científicos), visam atualizar os profissionais e promover discussões para viabilizar a implementação de Protocolos e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) na instituição. O Programa conta com enfermeiros, médicos, nutricionista, farmacêutica e alunos de graduação da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF), da Faculdade de Medicina, inclusive com o desenvolvimento de pesquisas na área.