Coordenador : Wanderley Moura Rezende
Ano: 2021
Publico Alvo : Licenciandos de Matemática, Pedagogia e professores que ensinam Matemática na educação básica.
Local de atuação: GMA
Resumo
O projeto HQEM - História em Quadrinhos no Ensino de Matemática tem origem no grupo de estudos de mesmo nome consolidado como uma ação dentro do Programa Dá Licença nos últimos três anos. Entusiastas das histórias em quadrinhos, o grupo aposta no uso dessa arte final como um elemento mediador para a resolução de problemas matemáticos. Caracterizada na literatura como uma linguagem popular, de fácil acesso e compreensão, os quadrinhos podem auxiliar na compreensão dos contextos dos problemas matemáticos de forma prazerosa e cativante, eliminando obstáculos da língua materna e possibilitando ao professor o entendimento das dificuldades intrínsecas da linguagem matemática e dos conceitos matemáticos. O projeto tem como principal meta o desenvolvimento de pesquisas no tema anunciado tendo em vista suas principais ações: (i) consolidação do grupo de pesquisa Alfabeta-zação! para licenciandos e professores interessados nas Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica para a sala de aula de Matemática; (ii) a produção de material didático para o ensino e aprendizagem da matemática da educação básica; (iii) orientação e produção de Trabalhos de Conclusão de Curso dos licenciandos em Matemática ou de dissertações e monografias de pós graduandos em ensino de matemática; (iv) produção de artigos em periódicos especializados; e (v) capacitação de professores da educação básica na utilização dessa mídia em sala de aula.