Coordenador : Karin da Costa Calaza
Ano: 2021
Publico Alvo : Público-alvo consiste principalmente de alunos de escolas públicas de Niterói. Porém, temos atividades propostas para os professores das escolas e possibilidade de algumas atividades serem acompanhadas pelos pais, caso haja interesse. Porém, acreditamos que o envolvimento dos alunos de graduação e de professores da UFF nessa aproximação da UFF às escolas beneficia toda essa comunidade também.
Local de atuação: GNE
Resumo
A ciência tem contribuído de forma inquestionável para avançarmos em diferentes campos, como saúde, alimentação, tecnologia, etc. Ao buscar responder diferentes questões e enfrentar desafios importantes do nosso quotidiano, a ciência produz conhecimento e melhora a educação e a qualidade de vida das pessoas. O distanciamento da sociedade com a ciência, cria um solo rico para a geração de uma população sem formação crítica, facilmente engambelada por um discurso obscurantista e anti-ciência, que prejudica o envolvimento de todos os cidadãos em questões como meio ambiente, sustentabilidade, saúde, etc. Assim, é necessário incluir os cidadãos em programas científicos, de modo que estes adquiram as ferramentas necessárias para fazerem escolhas informadas e conscientes. Esse projeto tem o objetivo de promover a aproximação da comunidade científica da UFF às escolas. Pretendemos realizar diferentes atividades nas áreas de: biologia celular, neurociências, histologia, embriologia, imunologia, parasitologia, entomologia, biologia de invertebrados marinhos, geoquímica e física. Também pretendemos instrumentalizar a comunidade das escolas a diminuir os prejuízos causados pela ameaça pelo estereótipo e viés implícito. De modo a estimular os alunos das escolas públicas a ingressarem nas universidades, e quebrarem os estereótipos, teremos alunos de ações afirmativas da UFF contando suas histórias e seus projetos de iniciação científica nas escolas. Finalmente, este projeto incluirá ações na própria UFF, como visitas a laboratórios e conversas com cientistas. Assim, essa proposta tem todo potencial de criar ambiente enriquecedor, estimulante para o aprendizado de ciências e de aumentar as oportunidades para alunos de escolas públicas de Niterói.