Coordenador : Ana Cláudia Machado Teixeira
Ano: 2021
Publico Alvo : Professores de Língua Portuguesa Estudantes de Letras a partir do 5o período
Local de atuação: GLC
Resumo
Este projeto de extensão objetiva fomentar reflexões acerca de elementos de conexão em textos opinativos de cunho político como forma de levantar o véu que pode encobrir mecanismos de persuasão. Tais mecanismos podem conduzir o leitor para determinado ponto de vista. O ensino de língua portuguesa centrada no texto pode apontar caminhos interpretativos por meio do domínio da conexão já que elementos linguísticos conectam informações dentro e fora do texto. Pretende-se proporcionar aos professores de língua materna um olhar que, focado na língua em uso e nos contextos de interação possa trazer consciência linguística e cidadã. Tais contextos inseridos em textos de opinião de cunho político na mídia digital, principalmente aqueles que estabelecem verdades inquestionáveis, apesar de se valerem do estatuto de imparcialidade. Esses colóquios pretendem, então, promover uma alternativa para o ensino dinâmico e ao mesmo tempo consciente da língua na medida em que são constituídos de debates para desenvolver alternativas de ensino do domínio da conexão nesses tipos textuais e na mídia digital. Assim, são propostos quatro colóquios em sessões compostas por professores com o intuito de dar subsídios para análises linguísticas que contemplem múltiplos olhares, olhares esses que permitam vislumbrar as camadas de sentido e a condução de um caminho interpretativo objetivado pelo autor. Os colóquios visam a contribuir, a partir de discussões e práticas sobre análise linguística, com a formação do professor e com a prática do professor já formado. Ao final dos colóquios, pretende-se produzir artigos que poderão ser publicados em periódicos nacionais e internacionais.