Coordenador : Robisom Damasceno Calado
Ano: 2021
Publico Alvo : Docentes e discentes da UFF, especialistas e pós doutorando da UFF e servidores das UPAs 24h.
Local de atuação: REG
Resumo
Este curso de aperfeiçoamento apresenta os princípios fundamentais do Lean healthcare subjacentes às abordagens modernas de melhoria contínua relacionado o serviço de urgência na saúde. O lean surgiu da indústria automotiva japonesa, particularmente a Toyota, e está focado na criação de valor por meio da eliminação implacável de resíduos. O Lean Healthcare é uma forma da aplicação de conceitos Lean dentro das Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e procura aumentar a qualidade da assistência aos pacientes, apoiar os colaboradores e médicos para eliminar os desperdícios, permitindo que eles se concentrem na prestação de cuidados, e consequentemente reduzir a superlotação das UPAs. Os princípios básicos foram aplicados a uma ampla gama de organizações e setores para melhorar a qualidade, produtividade, satisfação do paciente, satisfação do servidores, redução do tempo médio de permanencia dos pacientes nas UPAs e desempenho humanizado. Este curso é oferecido durante o período do projeto de pesquisa, que é um período de cinco meses na UFF, que decorre da primeira semana de Janeiro até o final do mês de maio de 2021. Esta capacitação é um esforço dos pesquisadores e especialistas para atender a operacionalização do respectivo projeto de pesquisa do Ministério da Saúde com a Universidade Federal Fluminense, denominado Projeto de Reestruturação Implantação da Humanização no Fluxo de Atendimento de Pacientes em UPAS-24 horas.