Coordenador : Elisabete Gonçalves Souza
Ano: 2019
Publico Alvo : Alunos, professores, pesquisadores e comunidade em geral.
Local de atuação: GCI
Resumo
No campo educacional, a memória do trabalho e da educação é um tema pouco explorado dada a quase ausência de registros históricos que descrevam o cotidiano das escolas do trabalho em nosso país, fato este motivado pela carência de recursos financeiros e humanos especializados para o trabalho de organização e tratamento dos documentos produzidos por essas instituições. Paralelamente, verifica-se que a crescente evolução das tecnologias de informação e comunicação tem provocado mudanças substanciais na gestão dos arquivos e das coleções em geral. Sob esse aspecto, o resgate do passado através da pesquisa histórica em fontes documentais não constitui apenas a recuperação da informação armazenada, mas a reivindicação do sentido do passado por meio do conhecimento compartilhado (TELLES; SILVA, 2009, p. 10). A sistematização da informação reunida nos arquivos e nas bibliotecas de instituições escolares centenárias permite-nos inventariar e descrever seus documentos, proporcionando-nos acesso à informações singulares que nos ajudarão a compreender a história da educação da classe trabalhadora no Brasil. Outro aspecto importante é a organização das informações escolares disponibilizadas pela biblioteca para seus professores e alunos e que complementam os conteúdos disciplinares estudados em sala de aula. Ao lado da organização das fontes documentais para pesquisa histórica, o projeto também visa organizar a informação bibliográfica reunida no acervo da biblioteca, desenvolvendo, por meio de software livre, metodologia para criação de um catálogo