Coordenador : Renata Ferraiolo Gueiros
Ano: 2019
Publico Alvo : Usuarios das Unidades de Saude de Nova Friburgo e escolares das escolas dos respectivos bairros.
Local de atuação: FFE
Resumo
A integração Ensino-Serviço consiste num trabalho coletivo articulado e integrado, envolvendo estudantes, professores de cursos da saúde e trabalhadores dos serviços, com os objetivos de incrementar atividades de atenção à saúde individual e coletivamente, agregar valor na formação dos estudantes, e motivar os trabalhadores dos serviços (1). No âmbito das políticas públicas, as atuais DCNs para a odontologia indicam as competências a serem desenvolvidas nos graduandos: atuação multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar; e o exercício profissional de forma articulada ao contexto social(2). Na esfera da saúde pública, a atual Politica Nacional de Atenção Básica destaca, como atribuições deste nível de atenção, a realização de ações de educação em saúde à população adstrita, conforme planejamento da equipe; além de identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais (3). Ainda, a Politica Nacional de Saúde Bucal (4) define que o trabalho em saúde bucal deve contemplar ações interdisciplinares e multiprofissionais, expandindo-se para além do campo biológico e agindo intersetorialmente. Diante destas prerrogativas, o presente Projeto propõe o fortalecimento da parceria entre o ISNF e a gestão da saúde de Nova Friburgo para o desenvolvimento de ações educativas. Tais ações serão voltadas para as necessidades elencadas pelas equipes de Saúde da Família, e ocorrerão no ambiente da própria Unidade e nas escolas onde as Equipes de Saúde realizam ações no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE). As ações serão pactuadas com os profissionais da saúde, educação e gestão, e contarão com a participação de alunos, professores e profissionais da rede.