Coordenador : Simone Rocha Salomão
Ano: 2019
Publico Alvo : Alunos de instituições públicas federais, estaduais e municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental que receberão as atividades; professores regentes dessas instituições; professores de outras escolas públicas que se interessem pelos cursos ofereci
Local de atuação: SSE
Resumo
No âmbito da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o ensino de Ciências apresenta grande relevância podendo contribuir para o início do processo formal de alfabetização científica das crianças e de construção de conhecimentos acerca de seu organismo e do meio em que estão inseridas. Nesses segmentos de ensino, a experimentação e as atividades práticas se mostram como metodologias privilegiadas por contemplarem aspectos específicos da faixa etária em questão. Assim, este projeto prevê o planejamento, o desenvolvimento de recursos didáticos e a implementação de atividades práticas e experimentais por licenciandos de Ciências Biológicas, podendo incluir também os de Pedagogia, em turmas de Educação Infantil e de Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Niterói e região. As atividades serão planejadas considerando-se os interesses das instituições alvo do projeto, articulando-se com suas propostas curriculares, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências Os resultados do trabalho junto às crianças e suas produções serão divulgados às comunidades escolares envolvidas e à comunidade acadêmica da UFF e de outras universidades. Estão previstas, também visitas de alunos ao Laboratório de Ensino de Ciências da FE/UFF, para atividades práticas (ação Projeto Jalequinho) e, ainda, curso de extensão para professores das redes públicas, com ênfase em atividades práticas e experimentais. Pretende-se, assim, que o desenvolvimento do projeto se constitua em importante oportunidade de formação continuada para os professores regentes das turmas atendidas e para os licenciandos participantes, com a ampliação de seus saberes docentes acerca desses segmentos de ensino.