Coordenador : Adriana Machado Penna
Ano: 2019
Publico Alvo : Professores e professoras de educação física, atuantes em escolas da rede pública de ensino, no município de Niterói-RJ e que atuem no ensino médio. Também compõe o público alvo do presente projeto de pesquisa os alunos destes professores que demonstrarem
Local de atuação: GEF
Resumo
Esta proposta busca implementar uma ‘sala’ de exibição de filmes no IEF integrando as dimensões educativa, social e cultural. Contará com a participação de professores de educação física do ensino médio de cinco escolas públicas de Niterói e de alguns de seus alunos. Trata-se de uma ação relevante de formação/sensibilização para a reflexão coletiva sobre a sociabilidade na contemporaneidade, identificando as condições reais de trabalho do professor de educação física. Pretendemos trabalhar com filmes e documentários que levantem discussões relativas às manifestações da cultura corporal na sua dimensão histórica e crítica. Os discentes da licenciatura em Educação Física terão acesso a experiências essenciais à sua formação na perspectiva da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, promovendo a síntese entre a teoria e a prática. Promoverá análises sobre a educação física escolar, atentando para: a) seus desdobramentos frente às imposições do mercado da estética, das mídias e da indústria da moda; b) suas várias modalidades e expressões de práticas esportivas, parametrizadas por uma lógica de competitividade acirrada em função das demandas de grandes empresas financiadoras; c) suas expressões lúdicas e artísticas, respectivamente representadas pelos jogos e brincadeiras, bem como dando relevo às várias expressões da dança, das lutas e das manifestações oriundas dos povos tradicionais; d) a relação que o professor de educação física mantém com esta realidade social contemporânea, favorecendo a análise de todos sobre o impacto desta realidade na sua formação, ação político-pedagógica na escola e sua relação com os estudantes no âmbito desta disciplina.