Coordenador : Maria Carolina Anholeti da Silva Virginio
Ano: 2019
Publico Alvo : O projeto consiste na atuação de professores da Faculdade de Farmácia que com alunos de graduação e pós-graduação para o atendimento de alunos do ensino médio de uma escola pública estadual
Local de atuação: MAF
Resumo
A educação dos jovens é considerada primordial para o desenvolvimento de um país. Neste contexto, as escolas públicas, que atendem a população mais carente, ainda apresentam deficiências necessitando de ações que possam refletir no ensino de maior qualidade e que transformem o comprometimento do aluno tanto na escola quanto na própria comunidade onde vive. O presente projeto pretende estimular o processo de aprendizagem dos alunos do ensino médio de Escola Pública através da apresentação da ciência praticada na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense aos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Guilherme Briggs (CEGUIB), possibilitando uma melhor integração entre a Universidade e a Escola. A presente proposta consistirá no desenvolvimento de Oficinas Pedagógicas destinadas à descoberta ou até mesmo ao desenvolvimento das aptidões e habilidades dos alunos de ensino médio mediante atividades técnico-científicas orientadas por alunos de graduação, pós-graduação e professores capacitados em diversas áreas do curso de Farmácia da UFF: Microbiologia, Biologia molecular, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia de Cosméticos, Farmacognosia e Toxicologia. Durante as oficinas os alunos terão acesso a diferentes técnicas, equipamentos e materiais de aprendizagem das diferentes áreas de um profissional farmacêutico, além do contato com a rotina de um ambiente universitário. Estes fatos poderão contribuir para a construção e socialização do saber e para inserção de jovens na Universidade. Como resultado, espera-se contribuir para a excelência do ensino no CEGUIB, assim como, futuramente, levar a multiplicação deste projeto para outras escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, promovendo a interface Escola-Universidade.