Coordenador : Fernando Saliby de Simoni
Ano: 2019
Publico Alvo : Alunos cursando o primeiro e segundo ano do segundo grau em escolas estaduais da região de Rio das Ostras.
Local de atuação: RCN
Resumo
Atualmente o computador se encontra em todos os lugares e equipamentos da nossa sociedade. Praticamente toda a população possui um smartphone, que nada mais é que um microcomputador ainda mais micro. Consequentemente, programação em computadores se tornou a nova forma de troca de informação e descrição do mundo a nossa volta. Existem várias linguagens para programação de computadores. O Python é uma linguagem que vem sendo muito disseminada devido à sua portabilidade, a sua fácil implementação e fácil aprendizagem. Pode-se dizer que ele é uma das linguagens de programação em computador mais próxima da linguagem humana. Por este motivo o Python se torna um ótimo candidato para ser introduzido no ensino médio de tal forma a auxiliar no aprendizado do movimento como descrito pelas leis de Newton. Neste projeto será introduzido essa linguagem Python para os estudantes, analisando inicialmente os movimentos mais simples já conhecidos no ensino médio, movimento retilíneo uniforme e o movimento com aceleração constante. Também será feita uma introdução da descrição das velocidades e acelerações instantâneas com a ideia abstrata de limites. Para auxiliar essas exposições serão utilizadas vídeo análises de movimentos reais que serão efetuadas pelos próprios estudantes.