Coordenador : Margareth Silva de Mattos
Ano: 2019
Publico Alvo : O público-alvo do curso e do minicurso são os discentes de graduação e pós-graduação da UFF, os docentes da Educação Básica das redes públicas federal, estadual e municipais e da rede particular de ensino. O público-alvo das atividades de leitura, anális
Local de atuação: SSE
Resumo
O Projeto Literatura como patrimônio, leitura e formação do leitor tem como principal objetivo desenvolver atividades que visam a apresentar a literatura como um patrimônio cultural por meio de práticas diversificadas de leitura literária, envolvendo professores de Educação Básica das redes públicas federal, estadual e municipais e da rede particular de ensino; de profissionais de outras áreas que se interessem pelas atividades do Projeto; de estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Letras, Educação e áreas afins. Tais atividades serão propostas a partir de um acervo de livros recebidos de várias editoras que concorrem ao Prêmio FNLIJ, distinção máxima concedida aos melhores livros infantis e juvenis de diferentes categorias publicados no Brasil, quais sejam: criança, tradução/adaptação criança, jovem, tradução/adaptação jovem, reconto, tradução/adaptação reconto, informativo, tradução/adaptação informativo, poesia, imagem, literatura em língua portuguesa, livro brinquedo, teatro, teórico, melhor ilustração, melhor projeto editorial, escritor estreante, ilustrador estreante. A leitura, análise e avaliação dos livros terão como desdobramentos as seguintes atividades: i) reuniões periódicas com bolsistas e outros interessados no processo de leitura, análise e avaliação dos livros na sede do PROALE; ii) realização de um curso de extensão voltado para docentes, estudantes e outros profissionais de Educação, Letras e áreas afins; iii) realização de um projeto de parceria com a Creche UFF.