Coordenador : Camilla dos Santos Ferreira
Ano: 2019
Publico Alvo : Professores e futuros professores de língua portuguesa e de línguas adicionais do ensino básico
Local de atuação: SSE
Resumo
O rótulo História em Quadrinhos ou, simplesmente, Quadrinhos é quotidianamente utilizado pelas pessoas para se referirem a diversos gêneros que possuem em comum uma linguagem própria, caracterizada, principalmente, pelo recurso ao icônico e pelo formato empregado. Atualmente, os quadrinhos fazem parte das políticas educacionais do governo, mudança que começou com a promulgação da LDB e a publicação dos PCN. Os quadrinhos também passaram a figurar em vestibulares e no ENEM. São encontrados em livros didáticos, e sua utilização em sala de aula é crescente e, para Vergueiro (2008), dada a especificidade desses textos, é necessária uma alfabetização na linguagem dos quadrinhos. Assim sendo, a formação dos leitores é fundamental para uma leitura produtiva dos quadrinhos. No entanto, nem sempre os professores conhecem essa linguagem ou estão preparados para trabalhá-la na escola. Propomo-nos a realizar um curso destinado a professores de língua portuguesa e de línguas adicionais, bem como a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre os quadrinhos e sua utilização em sala de aula que possibilite a esses docentes uma abordagem dos quadrinhos que não se restrinja ao enfoque meramente linguístico, e que busque resgatar tanto as dimensões artística e cultural características dos diferentes quadrinhos. Propomo-nos ainda a dar continuidade ao levantamento dos quadrinhos existentes no acervo do PROALE (Programa de Alfabetização e Leitura), programa ao qual o projeto em tela se integra, e a divulgar os resultados obtidos pelas ações do projeto em eventos acadêmicos.