Coordenador : Fabiana Rodrigues Leta
Ano: 2019
Publico Alvo : O público-alvo básico consiste em alunos de escolas do ensino fundamental e médio. No caso do projeto Robótica Educacional que vem sendo realizado em parceria com a Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologi
Local de atuação: TEM
Resumo
O programa PET-MEC dialogando com a sociedade congrega um conjunto de projetos de caráter extensionista, considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, realizados pelo grupo do Programa de Educação Tutorial em Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense (PET-MEC). Os projetos visam expandir o conhecimento adquirido pelos alunos participantes do PET-MEC e voluntários para escolas públicas dos diversos segmentos, situadas em Niterói e São Gonçalo. Neste programa de extensão tem-se por objetivo o desenvolvimento de cinco projetos, a saber: Robótica Educacional (RE); Oficina de Inovação e Ancestralidade (OIA); Clubinho de Engenharia (CE); Oficina de Inovação e Empreendedorismo (OIE) e Divulgando Ciência e Tecnologia através de Projetos (DCTP). O projeto RE consiste no desenvolvimento de oficinas de robótica utilizando-se materiais de baixo custo, envolvendo o aprendizado de conceitos de robótica e de programação por parte de professores e alunos que têm a missão de serem multiplicadores em suas respectivas escolas. A OIA visa incentivar alunas a seguirem nas áreas tecnológicas e promover o resgate da ciência e tecnologia Afro-brasileira e Africana. O CE é direcionado para alunos do ensino fundamental e busca fortalecer os conceitos de Matemática e Ciências através de exemplos reais apresentados através de atividades lúdicas. O OIE visa fornecer conteúdos básicos de inovação e empreendedorismo de forma a estimulá-los a empreenderem seus próprios negócios. O DCTP consiste na divulgação de atividades desenvolvidas no modelo de projeto (Máquinas Antigas, Rover da Equipe The Myths, robôs da equipe Asimuff, etc), para estimular aprender fazendo nos alunos.