Coordenador : Leonardo Caravana Guelman
Ano: 2019
Publico Alvo : Público em geral (crianças a partir de 5 anos- jovens, adultos) e alunos da UFF e de instituições públicas de licenciatura, iniciantes, amadores ou músicos que busquem aprender com a metodologia Suzuki ou sobre a sua aplicação pedagógica.
Local de atuação: CEART
Resumo
Apresentar aos alunos de Licenciaturas, alunos de curso de Música de outras instituições e a crianças (a partir de 5 anos) a aplicabilidade da Metodologia Suzuki nas aulas de violoncelo, a partir da abordagem Tao do Cello que também se dedica à resolução das tensões geradas por esforço físico e/ou nervosismo e/ou outros aspectos que impedem que os alunos toquem seus instrumentos de forma confortável e com excelente resultado de performance. A ação busca demonstrar a efetividade da metodologia desde a Educação Infantil através da experiência prática. Sua execução pressupõe a abordagem de ensino-aprendizagem em um espaço coletivo onde os participantes terão a oportunidade de fazer música com ênfase nos concertos e recitais, possibilitando liberdade de expressão em um ambiente dialógico. É importante ressaltar que na abordagem Suzuki os pais desempenham um papel ativo no processo de aprendizagem e também é preciso desenvolver estratégias para envolvê-los no processo, o que a caracteriza como estratégia de fomento no processo de construção social.